Acará-PA lança plataformas digitais de gestão tributária e licenciamento para facilitar a relação entre cidadão, empresas e administração municipal

0

A prefeitura investe em serviços digitais para desburocratizar o ambiente de negócio e a gestão de tributos, oferecendo mais praticidade e rapidez à população.

A transformação digital de governos e a oferta de serviços por plataformas digitais está trazendo mudanças para a administração municipal e para a vida das pessoas em todo o mundo, e em Acará não poderia ser diferente. Por isso, a prefeitura de Acará está digitalizando uma série de serviços públicos de gestão tributária e licenciamento, que permitirão aos cidadãos e empresas, acessar serviços públicos por meio de seus celulares, a qualquer hora e em qualquer lugar.

O Desenvolve Cidade de Acará, reúne um conjunto de plataformas digitais, ISS Digital, Empresa Digital, Mobi Legal, Fique em Dia, IPTU e ITBI, capaz de integrar e interoperar dados, resultando na prestação de serviços de gestão tributária e de licenciamento de empresas 100% digitais e com protocolo único.

A partir de agora, no município de Acará, novas empresas poderão ser registradas e licenciadas em menos de 24 horas. As novas plataformas digitais disponibilizadas pela prefeitura são adaptadas aos dispositivos móveis dos seus usuários e operam online, com isso, diversos serviços ofertados pela administração pública estarão acessíveis na palma da mão, a um click. O empreendedor poderá realizar o acompanhamento integral do processo de licenciamento dos empreendimentos ou emitir notas fiscais, pelo computador, tablet ou celular.

As novas plataformas digitais foram pensadas a partir das necessidades reais dos usuários: realizam integração tecnológica entre os órgãos federais, estaduais e municipais e eliminam o uso de papel, o retrabalho, o desperdício de tempo e o sombreamento de competências entre os órgãos envolvidos. Também eliminam as exigências documentais em duplicidade, o excesso de procedimentos, os deslocamentos entre os órgãos dos empreendedores, cidadãos e profissionais que buscam os serviços digitais oferecidos pela prefeitura.

Além disso, o Projeto Desenvolve Cidade reduz os custos com a burocracia para empreendedores, administração pública e sociedade. Segundo estimativa do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, o atendimento presencial tem um custo médio de R$ 43,68 por processo, enquanto o atendimento digital pode reduzir esse valor para R$ 1,20, ou seja, uma economia de mais de 97% ao em recursos públicos por processo.

“Esta é uma iniciativa que visa um novo modelo de gestão tributária do município. Mais inovadora, aliada a tecnologia e que está sendo proposto com muita responsabilidade e atendendo os anseios dos contribuintes para a desburocratização dos serviços prestados, por intermédio de sua disponibilização via Web, sem falar na redução dos custos operacionais do Município, principalmente na economia de papel, o que torna a iniciativa do Governo do Novo Tempo um marco de política ambiental. O novo sistema leva o Acará para o digital, possibilitando ao contribuinte ter acesso a todas as plataformas ISS Digital e Empresa Digital do município gratuitamente por meio do próprio celular, computador ou tablet.” declara o Prefeito de Acará- PA, Pedrinho da Balsa.

Os comentários estão fechados.